7 de dezembro de 2010

O ladrão de cadáveres

Finalmente, FINALMENTE, li Patrícia Melo. Já tinha paquerado os livros policiais dela em livraria, sem coragem de arriscar. Assim, com risco zero, resolvi alugar "O ladrão de cadáveres", um dos últimos livros lançados por ela, brasileira, contemporânea, figurinha rara de encontrar (se vc conhece bons autores brasileiros contemporâneos, me avisa). (Agora o wikipedia me esclarece: ela é casada com o maestro John Neschling, família cultural).
O livro fala sobre um paulista, supervisor de equipe de telemarketing, que muda para Corumbá, depois de uma situação estressante no trabalho. Ele vai levado por um primo, e ali acaba encontrando um cadáver e se envolvendo numa grande confusão, com direito a 2 mulheres, índios, tráfico e etc. Realmente não vou contar detalhes, porque a história é muito boa e fascinante, é melhor ler!
A história se passa agora, com cenários conhecidos por nós, circustâncias como as nossas, até as notícias citadas no meio da trama são referências atuais para nós, brasileiros. Fiquei impressionada, acho que é um dos poucos livros realmente bons que tratam da nossa realidade agora, embora, claro, a história seja ficcional.
A prosa da Patrícia é clara, simples, fluida. Para ler rápido mesmo, em um dia, e não querer soltar do livro só para ver no que vai dar. A riqueza psicológica dos personagens é incrível, mesmo os coadjuvantes tem uma história por trás para dar a eles densidade.
Comparando com o livro anterior que eu li, totalmente diferente! (Ok, eu não sou esquizofrênica - cada tipo de livro para um momento, assim como dá para curtir fast food e restaurante a 100 reais a cabeça.) Recomendo muito e mal posso esperar para ler outros dela!

*****************************************
PS: Com esse livro, chega ao final meu 1 mês de sócia da Mundilivros. Deu para ler 7 livros e assim testar bem o serviço de aluguel. (E eu só li tudo isso porque dava prioridade máxima para eles, e lia meus livros nos "intervalos", o que me deixa com 3 livros por acabar nesse momento).
O atendimento deles é muito bom, toda vez que eu mandei email recebi a resposta em menos de 1 dia. Dos 7 livros que eu aluguei, apenas um não foi entregue no prazo de 2 dias úteis. (No entanto, 2 vezes eu esqueci de fazer a solicitação no site até às 17h, e isso atrasou um pouco meu fluxo de empréstimos, então realmente precisa de disciplina nesse sentido).
Eu entendi que o serviço é recente, então o site ainda pode ter melhorias - alguns livros estão classificados em categorias nada a ver, e há poucas informações sobre o livro que eles vão efetivamente entregar  (mesmo no histórico, só diz quando foi feita solicitação, e não o livro enviado). Eles pedem para você deixar uma lista de 10 livros com prioridade desejada, mas talvez por uma questão de disponibilidade nem sempre eles entregavam na ordem escolhida. Eu só descobria que livro ia ler quando ia pegar a sacola laranja na portaria.
O catálogo é bem sortido, tem muitos lançamentos e best sellers, então eu procurei privilegiar a leitura desses. Eu paguei 13,50 num voucher daqueles clubes de compra conjunta, mas os 26 reais regulares também valeriam a pena (deu menos de 2 reais por livro, olha a economia, hahahaha!)
Não vou renovar agora porque eu tenho vários livros na fila aqui em casa mesmo para ler, mas com certeza reativo a minha conta no ano que vem.
Ratos de livros, órfãos de biblioteca nessa megalópole, recomendo a vocês!

Um comentário: